História da Escola Especial de 1º Incompleto Recanto de Luz (APAE)




           

               
                            História da Escola Especial do Bairro dos Gringos
                                    
         Escola Especial de 1º Grau Incompleto Recanto de Luz, esse é o nome que a escola possui hoje. Fundada em 1979, acolhia nesse primeiro momento 28 alunos e hoje, 2012, conta com 66 alunos. Considerando que a APAE mantém a clínica que presta atendimentos à comunidade, tem então, além dos 66 alunos, 103 crianças e as famílias nos diversos atendimentos. Dentre os alunos citados a escola trabalha com o EJA, com idade acima dos catorze anos, o que totaliza na semana, 169 pessoas.
        A Escola, desde a sua fundação teve apenas duas diretoras, a primeira foi Regina Weber e a diretora atual, Ana Claudia Santos Hausladen.
     Primeiros funcionários - 1980  


                     Primeiros alunos  - 1978       

     Segundo entrevista  realizada  na escola pelos alunos da turma 32, no dia 25 de maio de 2012, os recursos financeiros da instituição vem do Poder Público Municipal, do Programa Solidariedade (notas fiscais), do Programa Dinheiro Direto na Escola do Governo Federal, de campanhas da entidade, como bolsas das empresas e de pessoas físicas, de promoções como bingo, café colonial e doações espontâneas.
      Nesse trabalho de doação, carinho e aprendizado, a escola conta com os seguintes profissionais: uma diretora, duas secretárias, uma assistente social e vice-diretora, duas fonoaudiólogas, duas psicólogas, uma psicopedagoga, uma coordenadora pedagógica e professora, um professor de Educação Física, sete professores, um neuropediatra, uma merendeira, uma serviços gerais, um motorista, uma fisioterapeuta.
     O primeiro prédio da APAE era um chalé, localizado próximo a nossa atual pista de bicicross, rodeado de árvores, uma pracinha e rua de chão batido. Desde 1989, a escola passou a ocupar o prédio atual na Rua Helmuth Blos, 49, Bairro dos Gringos. Conta com várias salas com uso alternado através de escalas onde ocorrem os atendimentos, oficinas de artesanato, padaria e papel reciclado. Sendo que muitos alunos que participaram da oficina de padaria, foram encaminhados ao mercado de trabalho.
                                                     1º prédio - 1978
        A escola conta ainda com um refeitório, sala de artes e tv; salas para fonoaudiólogas, psicólogas, sala de Educação Física, para jogos em dias de chuva e expressão corporal, pátio amplo com pracinha e um mascote(uma coelhinha), espaço para esportes(campo de futebol).
   A Escola Recanto de Luz, além dos diversos projetos desenvolvidos ainda participa sempre que possível de todos os eventos para os quais é convidada, inclusive em outros municípios.
1ª pracinha entre  1978 e 1979

                   







         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador de acesso
"Em qualquer parte da terra um homem estará sempre plantando, recriando a vida, recomeçando o mundo."
Cora Coralina