Moradores Contam a História

     Entrevista   
   Assista aqui a entrevista com a moradora e ex-professora da EMEF Marquês Do Herval, Graziela Bandeira.







   Bairro dos Gringos e sua história


       A área que corresponde ao Bairro é formada por terrenos baixos e colinas. As áreas mais baixas eram banhados e mato, que foram sendo aterrados na medida em que foram construídas as casas. 

    Este local ficou conhecido como "Bairro dos Gringos", tendo como referência a "Rua dos Gringos", hoje denominada Rua Santa Maria, pois aí residia uma família de origem judaica, reconhecida pelos moradores como "gringa". Um dos membros da família chamava-se Isaac Conceição. Segundo antigos moradores, esta família mudou-se, sem deixar informações do novo endereço.
      A "Rua dos Gringos", hoje Rua Santa Maria, é a mais antiga do bairro, ela tem início na Avenida Pedro Blos e segue até a Rua 24 de agosto.
  
   Essa rua tem uma importância histórica para a nossa escola, pois foi lá, em 8 de março de 1964 que o Grupo Escolar Marquês do Herval teve o seu primeiro prédio, um chalé pequeno, que possuía duas salas de aula e uma cozinha. Os banheiros eram latrinas no pátio e a água era de poço artesiano.  
    A transferência da escola para o prédio atual, na Rua Santos Dumont, 523 ocorreu em 8 de agosto de 1968. O local é um terreno mais alto que o anterior, antes neste local havia um mato de eucaliptos. 
      
   (Texto adaptado pela profª Lourdes Döge em 2012, com informações do Livro: " Campo Bom Escola e Comunidade Contando sua História", 1988.)
      
       Ex-aluna retorna a escola e conta a sua história 
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contador de acesso
"Em qualquer parte da terra um homem estará sempre plantando, recriando a vida, recomeçando o mundo."
Cora Coralina